Sistema Etapa

Unidade Taquaral.
Fundamental I

ÚNICO COLÉGIO EM CAMPINAS COM O SISTEMA ETAPA DE ENSINO

Em Campinas, o Colégio Oficina do Estudante utiliza com exclusividade, em todos os níveis de ensino, o Sistema Didático Etapa, reconhecido como o mais forte e melhor estruturado do país.

Sem assumir rótulos (construtivista, tradicional, montessoriano), o Sistema Etapa fixou uma linha própria de ação, na qual são utilizados recursos já conhecidos e outros novos, desenvolvidos diante das mudanças sociais cada vez mais aceleradas.

São princípios básicos do Sistema Etapa para a educação nas escolas:

Método espiral: o material foi concebido e organizado a partir de um movimento em “espiral crescente”, avançando, mas também retomando, revisitando e depois avançando mais, em um constante ir e vir dos conteúdos.

Organização das atividades e avaliações considerando que educar é fazer emergirem as potencialidades do indivíduo de modo atuante, participativo e destacado na comunidade social e cientifica na qual o aprendiz está inserido.
Os resultados obtidos pelos alunos do Sistema Etapa são excepcionais, tanto nos grandes vestibulares, quanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em competições internacionais, como as Olimpíadas de Matemática.

MAterial didático

Em cada ano do Ensino Fundamental I, a coleção ETAPA é composta por oito apostilas multidisciplinares. Todas com as seguintes seções:

Capítulos Teóricos: os conceitos e as informações essenciais de cada disciplina são apresentados de forma clara, em linguagem científica acessível e atual. Para facilitar o aprendizado e a compreensão dos alunos, os capítulos ainda apresentam exemplos, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas.

Aulas: o conteúdo teórico de um capítulo é dividido em aulas. Cada aula apresenta um resumo da teoria e dos conceitos que serão trabalhados especificamente pelo professor nos encontros com os alunos.

Exercícios Propostos: são as questões de aprendizagem, que devem ser resolvidas pelo professor / alunos ao final de cada aula.

Exercícios Adicionais: são as questões de fixação e aprofundamento, que são feitas ao final do capítulo.

Um diferencial importante do Material Didático Etapa é o MÉTODO ESPIRAL: os conteúdos e conceitos mais relevantes são retomados constantemente ao longo dos diferentes anos/séries, com níveis de complexidade cada vez maiores. Desta forma, os alunos tem condições de fixá-los de forma efetiva.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ao longo do Ensino Fundamental I, as crianças ampliam sua autonomia intelectual, passam a compreender melhor normas e a ter maior interesse pela vida social. Além disso, com mais desenvoltura e maior autonomia nos movimentos e deslocamentos, elas ampliam suas interações com o espaço e com diferentes pessoas.

Ainda que seja essencial considerar que os alunos, com idade entre 6 e 10 anos, desenvolvam suas capacidades de maneira diferente, concebemos a educação como um processo destinado a criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Envolvendo razão, intelecto, sensibilidade, memória, ética, relações interpessoais e inserção social.

A partir desses aspectos, a proposta pedagógica do Colégio Oficina do Estudante para o Ensino Fundamental I tem por propósitos garantir que os estudantes possam:

Dominar as múltiplas linguagens e os principais usos sociais da escrita, da matemática, dos registros artísticos, midiáticos e científicos.

Desenvolver suas identidades em relação ao coletivo, às normas que regem as relações entre pessoas dentro e fora da escola.

Reconhecer as principais diferenças sociais, culturais, étnicas e religiosas existentes em nossa sociedade e, sobretudo, respeitar tais diferenças.

unidade I

Av. Brasil, 601 | Fone: 19-3241.6688

unidade II

Av. Brasil, 627 | Fone: 19-3241.6688

unidade III

Rua Jasmin, 700 | Fone: 19-3722.2324

unidade IV

Av. Albino J. B. de Oliveira, 1600 | Fone: 19-3381.1900

unidade V

Av. José Bonifácio, 2777 | Fone: 19 3770.6688